A unha Encravada

07/08/2011 00:06

 

A Unha Encravada

 

O principal fator de encravamento:
 

A pressão causada por calçados apertados ou seja o atrito entre a unha e as pregas ungueais (é essencial para o encravar das unhas).

Posterior ao encravamento surgiu a inflamação do tecido Peri ungueal (ou seja das laterais da unhas, resultando em edema (inchaço das laterais da unha ou seja das dobras ungueais)) e um circulo vicioso se estabelece, ocorrendo de tecido de granulação e a hipertrofia da prega lateral da unha.

 

Principais fatores causadores:

 

·         Calçados: sapatos apertado ou pontiagudos (bico fino);

·         Unha hiper curvada transversa: infecção fúngica;

·         Pé: pé plano valgo;

·         Tecidos: tuberculose,sífilis e diabetes lesando a matriz e diretamente, pressionado a unha contra os tecidos vizinhos.

·         Avulsão da unha.

 

Classificação da unha encravada

 

1º grau: não existe lesão clínica evidente ou pode existir eritema leve. O paciente se queixa de dor lateral quando esta unha é palpada.

2º grau: a característica descrita no grau 1, acrescida de secreção seto- sanguinolenta ou purulenta (pus) na dobra ungueal (lateral das unhas) envolvida.

3º grau: as duas coisas descritas no grau 1 e 2, acrescidos de hipertrofia da prega lateral acometida ou seja: da parte da unha que está encravada.

 

Técnicas utilizadas para a correção destas unhas são:

 

·         Tratamento clinico com antibióticos ou anti inflamatórios tópicos (no local) prescritas por um medico, ou até mesmo de uso sistêmicos (via oral).

·         Até a colocação de algodão entre a unha e aborda ungueal. Essas técnicas do algodão só tem valor em casos leves de unha encravada porém, apresentam resultados muito variáveis.

·         Apresentamos uma técnica que nos parece mais aceitável com melhores resultados.

·         A colocação de órteses de fibra de memória molecular, para a correção da unhas, para que ele volte aos poucos a sua forma normal ou posição original.

 

Através deste método a unha tende a voltar seu formato original através da pressão leve e constante exercida pela órtese (placa de memória) , a unha cresce, não penetrando nas bordas laterais. Esse método vem apresentando bons resultados em casos de unhas encravadas grau nº 1 leve encravamento e na hiper curvatura da unha quando a cirurgia está contra indicada.
 

Essa fibra de memória molecular é colocada sobre a unha (ou placa ungueal, utilizando-se cola de cianocrilato).

Temos que ter cuidado nessa colocação de ortese para que essa unha seja corrigida corretamente mais próxima da borda ungueal distal e mantida por 40 a 60 dias.

A dor melhora já nas primeiras semanas e a unha volta a sua forma original em aproximadamente 6 meses se tratada corretamente. A placa deve ser trocada de 30 em 30 dias ou nos casos em que houver descolamento da mesma. Se preciso for acompanhar a evolução da melhora sempre que possível.

 

 

  

 

 

Esclarecimento de utilidade para todos

Nós Podólogos sabemos e devemos respeitar os nossos parâmetros, trabalhamos apenas a parte que nos cabe (mecânica), qualquer outro procedimento acima comentado deve-se procurar um médico profissional nesta área para cuidar devidamente do caso.

 

 

 

 

A Podologia no seu dia-a-dia 
Ética profissional é algo que todos precisamos ter

Doralice Assis Fernandes
Podóloga do Bem.

Espaço da Beleza e Saúde Linda & Absoluta

Voltar
StepInfo
 
Desenvolvido por StepInfo
Copyright