Saúde dos Pés

 

Podóloga especializada em pés diabéticos, aplicação de órteses para correção de unhas, verrugas, calosidades olho de peixe, diversos tratamentos específicos.

Consulte-nos para avaliarmos seu caso.

 

  

O que quer dizer Podologia?
Podo: pés , logia: estudo , podologia: estudo dos pés.

 

A Podologia envolve muito mais que o simples cuidar do seus pés, envolve a SUA SAÚDE!

Cuidar desta parte do corpo que têm tanta importância na nossa vida, mas que deixamos muitas vezes de lado. É o nosso dever e nossa satifação ajudar a manter sua saúde com competência e qualidade.

Alguns exemplos de situações que exigem um bom cuidado dos pés:

Pés Diabéticos na Podologia ou Podologia em Pés Diabéticos

Por que nós todos devemos ter atenção redobrada com as pessoas portadoras de diabetes?
R: No Diabético, em que a taxa de açúcar no sangue pode oscilar, hora estando alta (hiperglicêmico) ou hora baixa (hipoglicêmico), o controle diário é extremamente necessário. Na podologia esta preocupação não é diferente. Em pés diabéticos a atenção do podólogo tem de ser redobrada, já que o diabético, descompensado, sofre algumas modificações: na pele (esta fica luminosa e sensível (fina)), na irrigação sanguínea (em membros inferiores (pés) o fluxo sanguíneo pode sofrer alterações, como a demora no preenchimento dos capilares ou pequenas vênulas, podendo trazer desta forma a falta de sensibilidade).

Não se deve deixar que um diabético corte as unhas sozinhos, pois um ferimento nos pés pode levar a sérias conseqüências ou até mesmo a uma amputação. A falta de sensibilidade faz com que este não sinta dor, se provocar pequenos ferimentos este ferimento pode demorar em cicatrizar, cortes estes que num diabético podem ter conseqüências gravíssimas.

Outra preocupação é o corte correto da unha também podendo evitar uma unha encravada que futuramente, senão tratada, pode inflamar e até mesmo infeccionar causando um granuloma piogênico (Popularmente conhecido como "carne esponjosa", o granuloma piogênico é uma inflamação que evoluiu para uma infecção, um traumatismo que forma uma lesão secundária, como os provocados pelos alicates das manicures ou por uma unha encravada, sempre no hálux (dedão do pé)).

Pessoas de certa idade e também diabéticas podem não ter total coordenação motora, o suficiente para cair e machucar-se, qualquer pisada em falso, uma pedrinha no sapato podem se transformar em um ferimento e o diabético não sente que pisou em uma pedra. (Falta de sensibilidade nos membros inferiores, devido à má circulação sanguinêa).Os pés são os últimos a receber irrigação sanguinêa por ficarem distantes do coração.

Outro item importante: O cuidado com meias e calçados.
-              Usar meias de algodão e sem costura (as meias de algodão não possuem tecido sintético, por isso, auxiliam na absorção de suores e não deixam o mau cheiro e são mais confortáveis).
-              Sapatos de preferência ortopédicos, que dão maior conforto e estabilidade no andar.
-              Evitar o uso de chinelos comuns, pois andar com os pés totalmente expostos podem causar transtornos como: derrubar algum objeto nos pés.

A importância da hidratação dos pés

A hidratação nos pés do diabético pode ser feita a base de soro fisiológico e cloreto de sódio (misturados em pequena proporção), e cremes a base de óleo de girassol que são pouco gordurosos, retirando-se o excesso com uma toalha parra que este não fique escorregadio, evitando tombos. Cuidados diários que podem evitar consequências graves.

Há considerável importância também da limpeza do calçado.
Colocar sempre em local fresco e arejado depois de limpo, mas não expor ao calor do sol para não proliferar fungos e bactérias que podem contaminar unhas e pés.

Doralice Assis Fernandes
Podóloga do Bem.

A Podologia no seu dia-a-dia.

Ética profissional é algo que todos precisamos ter. 

 

Galeria de Fotos: Saúde dos Pés

A galeria de fotos está vazia.

StepInfo
 
Desenvolvido por StepInfo
Copyright